Wednesday, November 14, 2012

Livraria Cultura e Kobo e-reader

Boato 1: antes de ontem (12/11/12) uma vendedora da livraria cultura relatou que ainda essa semana os leitores de livros digitais Kobo -- da empresa que fez parceria com a Livraria Cultura com o fim de disponibilizar uma solução completa e-reader/e-book -- estariam na vitrine!


Boato 2: dia 13/11/12, ao confirmar a notícia, outro vendedor informou que só a partir do dia 25/Nov/2012. Informações desencontradas, e pouco interesse da mídia.

Não custa lembrar: a entrada de leitores de livros digitais na Livraria Cultura é o início de uma revolução sem volta. E isso pode influenciar diretamente nos custos que a Amazon praticará ao entrar no mercado brasileiro para vender o famoso e onipresente Kindle, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2013, quiçá primeiro bimestre!

Notícia verídica: hoje, dia 14/11/12. O gerente Dantas, da Livraria Cultura Recife Shopping Riomar, disse, em entrevista para este blogueiro, que ainda não há nada definido. Nesta data, na parte da tarde, os funcionários teriam uma primeira reunião/treinamento com dois "multiplicadores" que chegaram de São Paulo após fazerem eles o treinamento e receberem a incumbência de transmitir para os outros funcionários e gerentes os pormenores.

De modo que amanhã é um ótimo dia para colher novas informações na própria livraria, e fazer perguntas que podem elucidar os fatos.

Nada, hoje, pode ser confirmado por Dantas: preços, data de lançamento, política de uso de livros comprados externamente à Cultura, tipos de livros acessíveis, tipos de Kobo readers... Nada tinha resposta clara.

A única previsão é que será este ano! Quem passar na Livraria Cultura amanhã (15/11/12), melhor dar uma perguntadinha sobre como foi a reunião de treinamento e o que ficou decidido. Comentários abaixo seriam ótimos!

---
Editado 17/Nov/12:

Em nova passada na loja, conversei com o gerente para saber como foi o curso, e se tinha algo novo que pudesse ser comunicado. Infelizmente, ainda não se sabe data de lançamento, nem preços. Mas a promessa é que o Kobo será uma experiência completa, com opções de comprar ebooks da Livraria Cultura e baixar direto para seu aparelho. Além disso, será uma plataforma aberta, que permitirá a leitura de livros comprados em outras fontes.

A meu ver, entretanto, para ler um livro comprado para o Kindle, se o mesmo estiver protegido por DRM, acredito que não será possível. Mas existem soluções para eliminar a proteção, com o software Calibre e alguns plugins.

Outra coisa que me chamou a atenção: o curso que os funcionários estão fazendo tem duração de 7 módulos. Cada módulo de um dia deverá ser apresentado duas vezes para turmas de funcionários da manhã e tarde. Deste modo, o fim do treinamento ocorrerá em pelo menos 14 dias. Se a Livraria Cultura for esperar todo esse tempo para lançar o Kobo, o lançamento deverá ocorrer somente na última semana de Novembro, ou até mesmo entrar em Dezembro! Teremos que aguardar mais.

1 comment:

Edilton said...

Já anunciaram no site, mas nada de preço: http://www.livrariacultura.com.br/kobo/index.asp?sid=779624314141119519547024439#