Tuesday, November 20, 2012

Site da Livraria Cultura abre página da Kobo

Segundo o blog RevoluçãoEbook desde ontem à noite (19/11/12) o site da Livraria Cultura colocou no ar a página http://www.livrariacultura.com.br/kobo/ onde se pode ver propagandas e especificações técnicas do Leitor de Livros Digitais (no inglês "ebook readers" ou somente "ereader") da marca Kobo.

O ereader é diferente de um tablet, pois usa em sua tela tecnologia nova chamada e-ink (tinta eletrônica), enquanto dos tablets, já sabemos, usam LCD ou LEDS. Os tablets tem a vantagem de permitir cores e muitos aplicativos, jogos, etc.

O que é a vantagem do tablet na verdade acaba sendo sua própria desvantagem quando se trata de manter sua atenção presa a uma leitura, concentrado. O tablet distrai demais, e sua tela é cansativa para a vista por ser emissora de luz. Além disso, você precisa carregar a bateria do tablet em média a cada um terço de dia (8 horas).

Aí entra o ebook reader: sua tela imita o papel (preto e branco). A tecnologia do e-ink consiste em "imantar" gotículas de "tinta" que formam as letras. Uma vez formadas, as letras lá permanecem, sem necessidade de uso de bateria. Isso entrega ao consumidor duas vantagens imediatas: primeiro, o tempo de bateria. Uma vez que a bateria só é usada no momento da "formação" da página, ela permite que uma única carga dure até quatro semanas (1 mês!). A segunda grande vantagem é que a tela imita o papel no sentido de que não é emissor de luz. Isto significa que você precisa iluminar a tela para ler no escuro, o que pode ser visto como uma desvantagem. Por outro lado, os olhos não ficam cansados, nem a retina é agredida pela constante emissão de luz dos LCDs ou LEDs.

Em relação à pequena desvantagem de não se poder ler no escuro, os novos modelos de ereaders agora contam com uma iluminação própria (de luz indireta). São LEDs embutidos no aparelho, porém montados de "costas" para o leitor, com sua luz apontada para a própria tela. Pronto! Resolvido! Você pode ler no escuro, com luz indireta, como se tivesse aceso um abajur.






No comments: